quinta-feira, 2 de agosto de 2012

As razões para o torcedor tricolor encher o peito e dizer: sou campeão mundial !







No dia em que se completam 60 anos da conquista da Copa Rio, volta à tona a velha discussão: afinal, o Fluminense é campeão mundial ou não? Se nos basearmos exclusivamente no que diz a Fifa, a resposta é não. Para a entidade máxima do futebol, apenas Corinthians (2000), São Paulo (2005), Internacional (2006), Milan (2007), Manchester United (2008), Barcelona (2009 e 2011) e Internazionale (2010) são oficialmente campeões mundiais. Tudo que se disputou antes disso, como a Copa Intercontinental de Clubes, a Copa Toyota e a Copa Rio, não é considerado pela entidade como um campeonato mundial.
Com isso, ficam de fora da lista de campeões mundiais oficiais o Santos de Pelé, o Real Madrid de Alfredo Di Stéfano, o Ajax de Johan Cruijff, o Bayer de Franz Beckenbauer e tantos outros grandes times que, como o Fluminense de 1952, conquistaram o que havia de mais importante no planeta em suas épocas.
A Copa Rio teve duas edições. Uma em 1951, vencida pelo Palmeiras, e outra em 1952, vencida pelo Fluminense de forma invicta. Para entender melhor a sua importância, é necessário explicar como se dava a sua disputa. Os participantes eram escolhidos por terem sido campeões nacionais. Não eram meros convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário